A
OUTWITO-LHE é uma seção de análise tática, focada em times temáticos. Sugestões & impressões nem sempre pertinentes. Enquanto não descubro como inserir os dials aqui, sugiro ler o tópico acompanhado do HCRealms, para ir buscando as peças mencionadas.
Vamos começar os trabalhos falando de
Batman Family, uma
keyword que surgiu em 2012 com a coleção
DC Heroclix 10th Anniversary. Atualmente, 132 peças estão sob a égide da família do Morcego, das quais 5 são veículos e 44 (ou 1/3) são o próprio Batman ou Bruce Wayne. Se você quer jogar de
Batman Family mas não sabe o que fazer, vem comigo:
1. Pontos fortesFree actions, free actions everywhere! Sim, quase todos os membros da Família têm o potencial de impactar o jogo com ações livres. Perplex a dar com pau, Outwit comendo solto. São boas opções pra contornar ameaças muito concentradas, tipo One Man Army. Com o trabalho em equipe, diminuindo o ataque aqui e outwitando o vôo ali, é um time capaz de imobilizar os adversários. É preciso encontrar um equilíbrio, porém, já que é comum faltar dano pra lidar com algumas situações superiores, como peças com Power Cosmic ou Quintessence, que não podem sofrer Outwit. São peças versáteis, que se movem por terrenos difíceis com certa facilidade, mas dependem muito de estratégia. Gente de cabeça quente não deve jogar de
Batman Family, e ponto final. É um ótimo time para complementar partidas de dupla, se seu aliado topar ficar encarregado de socar os oponentes enquanto você segura os braços deles. Embora, no geral, os valores medianos sejam a regra (apenas 6 peças apresentam o valor de dano igual ou superior a 4 no dial), existem alguns canhões capazes de desferir muito dano, como a duo
bm100 Nightwing and Batgirl. O segredo é pegá-los de surpresa, exatamente como nos quadrinhos. Use e abuse do Stealth, habilidade que, diria, está em pelo menos 95% das peças.
2. Pontos fracosSe você é do tipo que dá
rage, jogando seus dados que não passam de 7 na parede, é melhor ir jogar de
Avengers ou qualquer tranqueira dessas.
Batman Family é na raça: é verdade que muitas peças têm Perplex, mas você se encontrará sempre no dilema de aumentar seu ataque (que provavelmente é 9 ou 10) ou diminuir algo do oponente. Um defeito grave do time é a falta de Probability Control (apenas 9 peças possuem esse poder, das quais somente 6 poderiam usá-lo no primeiro clique), o que demanda raciocínio para sempre buscar a ação mais conveniente. Uma característica do time é funcionar numa distância curta (não necessariamente corpo a corpo, já que a média de
range do time é 5, no máximo 6), de modo que pode penar contra adversários que se baseiam em ataque à distância. Para isso existe o Stealth, grande vantagem tática na teoria, mas que recentemente teve seu potencial reduzido com a disseminação meio sem freio das Team Abilities Superman Ally e Avengers Initiative. Outra questão delicada é a falta de Indomitable. Para resolver isso, existe a ATA Batman Family, mas ela custa 4 pontos e depende da presença de um Batman/Bruce Wayne. Está mais para uma rima do que para uma solução.
Ah, detalhe, os morceguinhos, apesar do animal simbólico, são um time com o pé no chão: apenas 10 peças possuem o símbolo de voar (uma delas é a p#$%@ de um avião) e apenas uma o símbolo de nadar. Aqui é pra quem gosta de jogar com humanos.
3. Trabalho em equipeOs times que jogam bem com a
Batman Family são:
Justice League,
Outsiders,
Gotham City,
Detective e, pra forçar um pouco,
Police.
Pela aproximação lógica do líder, é possível fazer belas combinações com a Liga da Justiça. Os melhores Batmen pra times da Liga são
bvs012 Batman (o bonitão de armadura), os quatro morcegotes do Shifting Focus, o descomunal
jltw051 Batman, e a duplinha
jlsg002 Batman (o mais versátil de todos) &
tt067 Batman (não deixa ignorar Pushing Damage). Os saudosistas vão apontar o
d10a001 Batman, que abre com 12 de ataque por apenas 63 pontos, e eu não tirarei a razão a deles, mas ele é um tonto tropeçando numa marquise e por isso fica fora dessa seleção.
Os
Outsiders ganharam um belo reforço na coleção
Joker's Wild, e vão trabalhar muito bem no
for fun sob o comando de
jw016 Batman, que, uma vez por turno, permite um personagem que tenha usado a Team Ability dos Outsiders usar Outwit imediatamente. Aliás, quando a rotação aposentar a coleção
Trinity War, esse Batman herdará o manto do Morcego e será a melhor opção para ser chamado por ID card.
Já
Gotham City é um time muito variado, com mais de 400 bonecos à sua disposição. Antigamente, antes da criação da
keyword Gotham City Underworld, que abrigou os vilões e o submundo de Gotham, não havia distinção entre bandidos e mocinhos, de modo que você pode se divertir com uniões improváveis. Esse sentimento de cidade bagunçada voltou à tona com
Joker's Wild e muitos vilões bons receberam a
keyword, incluindo o imortal
jw060 The Joker e o insuportável
jw050 The Penguin.
Para finalizar, vem aí a minha
keyword preferida:
Detective! São muitas as opções pra misturar, e vai do
uxm029 Magneto a
jw007 Commissioner Gordon, mas duas peças merecem destaque: a primeira delas é a chase
fl064 The Question, incrível canivete suíço capaz de lidar com situações as mais adversas. A segunda, se for um jogo de mais pontuação, é o
jltw054 Martian Manhunter, batedor de primeira com altíssimos índices de sobrevivência.
Alguém poderia apontar a ausência do
Batman Inc, e aí eu responderia: quem conseguir fazer um bom time de
Batman Inc ganha um Halls de menta, apesar da ótima ATA exclusiva. Ah, aliás, esqueçam o time de
Police, nem é tão bom assim.
4. Meta game
Infelizmente, essa não é uma
keyword muito frequente no meta atual. Algumas presenças ilustres têm marcado presença, porém. São elas as dignas de nota:
jltw051 Batman — o já citado Batman de
Trinity War, carro-chefe da
keyword, aparece com certa regularidade. Como peça do time, a única opção viável é o dial de 85 pontos, já que 150, metade da força, é muito ponto para um boneco sem redução de dano. É um suporte formidável por 85 pontos e pode atuar tanto como um batedor secundário quanto um controle de campo, jogando a turma com Telekinesis e influenciando o campo de batalha com seu poder especial de dano roubadíssimo — Outwit, Perplex e Probability Control. Pra jogar com ele na pontuação cheia, a melhor opção é chamá-lo por ID, já que o Morcegão surge das sombras podendo escolher QUALQUER PODER DE ATAQUE OU DE DANO pra counterar a ameaça que seja.
wkD15-008 Nightwing — o famigerado Asa Noturna é o personagem mais constante da Família no meta, aparecendo em diversos times que se prezam, mas somente na forma de ID. Por apenas 5 pontos, o boneco pula de um beco pra bater com Charge e Flurry, enfiando até 6 de dano no inimigo. Com uma
free action, ele dropa um
token que tem Perplex e Support, e que fica no campo mesmo após a saída do Nightwing. Se você estiver com sorte, pode usar o Perplex do
token pro dano do Nightwing e ser feliz com 8 de dano. Xablau.
ffwf004r Nightwing — se o Nightwing Limited Edition aparece apenas por ID, esse do Fast Forces entra no time pela porta da frente. Por apenas 25 pontos, Nightwing tem a roubadíssima Team Ability dos Outsiders, que escolhe um alvo a dez (DEZ) quadrados de distância e visão e não permite que ele tenha valores modificados. Funciona tanto para aliados quanto para inimigos. São apenas dois cliques de vida, mas sua mobilidade de Sidestep e seu Stealth facilitam a sobrevivência. De quebra, o rapaz ainda é Wild Card e pode copiar Team Abilities aliadas. Chatíssimo. No Nacional de 2016, ele foi a chave pra que eu conseguisse derrubar um Krang com +2 em tudo. Ui.
wkDP16-003 Ace the Bathound — embora apareça pouco, o único cachorro a frequentar a Batcaverna é uma peça com bastante potencial, podendo escolher um poder de dano e dando aos batedores adjacentes a capacidade de ignorar Hidering para linha de tiro. Ele é bastante tático, de modo que não convém esforçá-lo, mas o fato de ser um personagem Tiny Size (pequenino) faz com que ele possa ser sempre carregado na coleira e fique descansado.
wf060 World's Finest — essa duo maravilhosa de Batman e Superman já carregou algumas partidas. Por apenas 75 pontos, a duplinha pode ativar um ataque duplo pra enfiar 8 de dano a 7 de range. Embora tenha o queixo de vidro, as duas Team Abilities que possui — Batman Ally e Superman Ally — podem obrigar o inimigo a vir resolver o problema com um ataque corpo a corpo, o que resultaria numa defesa de 20. Nada mal, garotada.
5. Conclusión
A conclusión desse
OUTWITO-LHE é meio óbvia: a Escolinha do Professor Morcego é um time divertido que, por depender muito de questões táticas, pode ser frustrante em mãos mais apressadinhas. É comum esfolar a cara contra times excessivamente agressivos. As peças mais antigas são humildes, penam com a falta de Indomitable e tudo, mas o time recebeu um reforço consideravelmente. Peças com Invencible ou Impervious não são mais um sonho distante para os fãs do Morcego, e estão elevando o nível da equipe nas mesas por aí.
Na dúvida, e sempre que possível, outwite essa caralha.